Sou a Ana Carvalho e vou te contar minha história de encontros e reencontros. Minha trajetória profissional é multifacetada: atuo como gestora cultural, produtora musical e audiovisual, fotógrafa e artista visual... Também carrego na bagagem uma sólida experiência como figurinista e formações diversas. O ponto de encontro de tudo o que faço é o respeito pelas minhas habilidades, então a alegria de realizar caminha de mãos dadas com a entrega profissional. Eu me realizo nos projetos e tenho muito prazer em fazer novas conexões de trabalho.
MINHA HISTÓRIA
Início
Como artista visual, exercito o livre criar ao transformar linhas e curvas em grafismos. Desenho figuras concretas ou abstratas: paisagens, labirintos, mandalas... Posso afirmar que a arte e a cultura sempre fizeram parte da minha história de vida. Assim que a paixão pela fotografia surgiu, com apenas 8 anos de idade, ganhei de minha mãe, Guida, a primeira câmera profissional - uma Olympus Trip 35.
Ela certamente teve um papel fundamental no desenvolvimento da minha carreira. Já a experiência de 9 anos como figurinista na indústria cinematográfica me permitiu transformar personagens em belas histórias - um desdobramento que surgiu da minha vontade de fotografar.
Jornada Cinematográfica
na Itália
Escolhi ir para a Itália estudar fotografia, aproveitar minha cidadania portuguesa e realizar uma vivência internacional, mas a porta que se abriu foi a do cinema. E foi assim que, na época, mudei o rumo da fotografia para o mundo cinematográfico: ingressei na Accademia Italiana, em Roma, para me especializar como figurinista, conciliando a universidade com os trabalhos que não paravam de surgir.
Ao retornar ao Brasil, ingressei no cinema brasileiro pelo Polo Cinematográfico de Paulínia (São Paulo) e realizei diversos trabalhos como figurinista, com destaque para os filmes “Assalto ao Banco Central” e o premiado “O Palhaço”.
Rio, Paixão À Primeira Vista
Fui convidada para filmar no Rio de Janeiro, em 2010, e acabei me fixando na capital fluminense. A abundância de belíssimas paisagens naturais somada ao jeito descontraído dos cariocas me conquistou imediatamente: foi paixão à primeira vista, com certeza!
Fotografia
Em 2013, insatisfeita com os rumos que a profissão estava tomando no cinema, decidi me reencontrar com a fotografia. Comecei fotografando amigos e amigas, manifestações de rua e eventos culturais, até me tornar referência no Rio de Janeiro ao fotografar com paixão e sensibilidade o Carnaval de Rua da Cidade Maravilhosa. Realizei projetos fotográficos diversos e minha experiência com fotografia de alimentos in natura, de gastronomia e dos atores que contam a história das feiras livres de rua, está registrada no livro ‘Olhar Saudável: o Rio Saudável e Sustentável no Circuito Carioca de Feiras Orgânicas’.
Em 2018, aterrisei no Porto
Morei no Porto, entre agosto de 2018 e novembro de 2021, onde atuei como fotógrafa, gestora cultural, produtora musical e audiovisual, e artista visual. Realizo produções junto à Casa da Música, auditório CCOP, RoofTop Santa Catarina e Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda, entre outros locais e parcerias.
Como gestora cultural, exerço, principalmente, o papel de produtora de eventos como o Festival Pé na Terra, no Algarve, e o Samba do Batalhador, inspirado no famoso ‘Samba do Trabalhador’ - uma das rodas mais tradicionais da cidade do Rio de Janeiro! Como fotógrafa, atuei em projetos diversos, com destaque para o Bloco Batucada Radical, criado com o objetivo de divulgar a cultura brasileira em Portugal. Já minha atuação como produtora musical é focada em ser agente local de artistas (booking agent), acompanhando principalmente músicos internacionais em apresentações diversas e facilitando o dia a dia durante o período de trabalho.
Quando o assunto é a produção musical, minha principal vocação é ser agente local de artistas (booking agent), proporcionar suporte integral a músicos internacionais em diversas apresentações e, simplificar as operações diárias,trabalho que tive o prazer de desenvolver em Portugal e em outros países europeus.